Pular para o conteúdo principal

É TEMPO DE RESISTÊNCIA E DE LUTA, NÃO DE REVANCHE.

Sim, o que ocorreu foi um Golpe de Estado e ele atenderá aos interesses tão próprios da lógica liberal, tudo para felicidade da Fiesp, da Febraban, das aristocracias urbanas - as quais se apropriaram do Poder Judiciário e do Ministério Público - e dos barões da mídia e suas relações impublicáveis com interesses transnacionais e nada republicanos.
Mas o Golpe de Estado só ocorreu porque a esquerda acomodou-se num governo reformista, progressista é verdade, mas fundamentalmente reformista; um governo que fez muitas coisas boas, algumas excepcionais, mas insuficientes.
Insuficiente porque não fez as reformas que deveria e poderia ter feito; não enfrentou temas fundamentais como a regulação da mídia, por exemplo. Um governo que apostou que poderia manter os senhores do mercado pacificados.
Eles venceram, mas o sinal não está fechado, é tempo de autocrítica, de curar as feridas e reorganizar o exercito para as novas batalhas nessa nossa guerra que parece não ter fim.
Fato é que desde o início deste século um conjunto importante de mudanças aconteceram e a América do Sul protagonizou tudo isso, tendo o Brasil como liderança mundial incontestável e fundamental, mudanças que agora estão sob forte  ameaça conservadora (Lejeune Mirhan, um dos intelectuais mais vigorosos que conheço, afirma que “o golpe cumpre o objetivo imperialista de retirar o ‘B’ do BRICS”).
Contudo, governos e movimentos progressistas passaram a sofrer ataques de setores conservadores com o objetivo de desmoralizá-los e criminalizá-los, o que não ocorre apenas no Brasil, mas é aqui que vivemos.
Boaventura Santos, o intelectual europeu mais próximo de nós, fez criticas que não foram ouvidas enquanto o processo sul-americano avançava.
O sociólogo português chamou atenção para o fato de as mudanças estruturais estarem sendo deixadas de lado.
No Brasil, muito especialmente, a opção foi valer-se do “boom” das commodities e usar parte dos ganhos para alguma redistribuição de riquezas, foi política pública muito relevante, inédita, mas insuficiente e desacompanhada de formação política necessária, como diz meu amigo Kalil Bittar. O debate político era tarefa dos partidos de esquerda, mas seus principais quadros estavam embriagados do institucionalismo governista.
Em contrapartida à inédita redistribuição de riquezas realizada com parte dos ganhos do “boom” das commodities o governo reformista permitiu que as oligarquias mantivessem riqueza e acumulassem mais poder ainda. Mas ai surge o pré-sal, que apenas nas bacias marítimas sedimentares de Campos e Santos, contém ao menos 176 bilhões de barris de recursos não descobertos e recuperáveis de petróleo e gás natural (barris de óleo equivalente), de acordo com um estudo publicado  por Cleveland Jones e Hernane Chaves, do Instituto Nacional de Óleo e Gás da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), há ainda quem estime o valor total dessa riqueza em 17 trilhões de dólares, ou seja, o interesse do mercado internacional pelo ganho decorrente da exploração dessa riqueza nacional passou a ser inconciliável com o governo brasileiro, que mesmo reformista se opôs em ceder aos interesses do mercado internacional.
Mas faltaram reformas estruturais. E não nos basta agora bravatas revolucionárias, para a retomada de uma caminhada progressista não agrupar partidos de esquerda numa sala e definir ações ousadas... A esquerda não tem apoio para isso, prova disso é a irrelevância eleitoral dos partidos comunistas e socialistas no país, razão pela qual é fundamental cuidarmos do PT, pois sem um partido como PT a esquerda não existe validamente. Essa é a verdade.
Há lutas fundamentais em curso que merecem a nossa atenção. Há a questão LGBTTT, a questão indígena, a questão dos negros, a questão das mulheres, há a questão da juventude urbana das periferias e a cultura que lá é produzida, há o renascido movimento estudantil, há a questão cultural propriamente dita, a questão agrária não pode ser esquecida, o debate sobre a reforma urbana e a indesejada apropriação de espaços públicos por interesses privados, a nova família, etc., etc. etc.

Essas e outras são questões fundamentais que apenas a esquerda é capaz de compreender seu valor transformador e a semente revolucionaria nelas contidas. Conhecer e compreender essas questões, debatê-las é fundamental para não legarmos aos nossos filhos e filhas o sentimento de resignação de que a boa vida deve refletir valores de uma sociedade burguesa, branca, que busca adequar-se a um emprego sem sentido, uma família, uma casa numa periferia pensada como adequada por quem não vive lá, pois a transformação da realidade e o caminho do progresso emana das ruas, da sociedade e não de algum gabinete luxuoso na Avenida Paulista ou na Esplanada dos Ministérios.
É tempo de resistência, de autocrítica e de luta, não de revanche. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref