Pular para o conteúdo principal

DEMOCRACIA, CAMINHO PARA A LIBERDADE



“A democracia é a primeira vitima da desigualdade de hoje”
(Zygmunt Bauman)

Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias é o povo quem detém o Poder Soberano sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e não aqueles que, transitoriamente, exercem o sobredito Poder Soberano.

Penso que esse seja um conceito consensual, com pequenas variações, assim tomando essa noção de democracia vale a pena citar o pensador polonês Zygmunt Bauman, o qual se transformou em uma das vozes mais qualificadas na crítica à "desigualdade" que é gerada por um sistema econômico desumano.

Para Bauman a primeira vítima da desigualdade é a democracia, pois a desigualdade nos aprisiona e nos lança a um espaço instável de convivência, sem afeto, sem generosidade, sem humanidade. Deixando para traz o tempo em que Estado democrático se ajustava à promessa e à responsabilidade de proteger e de dar bem-estar a todos; o tempo em que as pessoas tinham sentido de pertinência e solidariedade; hoje tudo isso teria mudado e diante de problemas comuns, o Estado que deveria proteger os indivíduos e as minorias, não tem respostas eficientes, gerando tristeza e desconfiança dos indivíduos em relação às instituições e à democracia.

Mas qual seria a solução para uma visão tão ácida do nosso tempo?

Bem, acredito que o único caminho é a Política exercida de forma democrática e ética.

Através da Política e da democracia é possível a redefinição de acordos institucionais e a institucionalização da liberdade, compreendida essa “institucionalização” como apreensão e respeito às minorias, aos costumes ou estruturas sociais estabelecidas por lei ou consuetudinariamente que vigoram num determinado Estado, num dado tempo e que estão sempre em evolução.

Certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo. A Democracia desejável é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos; é também um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana, é a institucionalização da liberdade, é o respeito à vontade da maioria, com proteção irrenunciável dos direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

As democracias nos protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.

Nas democracias uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade, e tudo isso tem inicio na nossa cidade.

As democracias conduzem e garantem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo, através do debate franco, do embate saudável de idéias que colidem e dialeticamente transformam-se em novas e mais completas percepções da realidade.

A democracia subordina os governos e os Poderes ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judicial.


Além disso, há os direitos humanos fundamentais que qualquer governo democrático deve proteger, dentre eles estão (i) a liberdade de expressão; (ii) a liberdade de religião e de crença; (iii) julgamento justo e igual proteção legal; e (iv) liberdade de organizar, denunciar, discordar e participar plenamente na vida pública da sua sociedade.

Nas democracias evoluídas proteger os direitos das minorias, apoiar a identidade cultural, práticas sociais e religiosas é uma das tarefas principais. Assim como a aceitação de grupos étnicos e culturais. Esse pode ser um dos maiores desafios que um governo democrático tem que enfrentar: defender a diversidade e reconhecer que ela pode ser uma vantagem enorme, afinal nas diferenças reside a cultura e os valores nacionais válidos, a riqueza da própria nação, a grandeza da democracia e a nossa liberdade. Sem política e sem democracia o que existe é a barbárie ou regimes totalitários que a História nos apresenta e dos quais devemos guardar distância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

DIÁLOGO DO ARQUITETO E NEO EM MATRIX

“O Arquiteto - Olá, Neo. Neo - Quem é você? O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava à sua espera. (...)”   Sempre reflito sobre o significado do diálogo entre Neo e o Arquiteto no “Matrix Reloaded”, busco o significado para além do próprio filme e gosto de pensar que o diálogo é uma alegoria [1] ou uma metáfora [2] que contrapõe dois tipos de agir, o racional , do arquiteto e criador da MATRIX e o passional , em Neo, aquele que busca libertar a humanidade da escravidão imposta pelo sistema O racional, ou a racionalidade, diz respeito a ação calculada com base na eficácia dos meios escolhidos em vista de um fim, está relacionada também com a sistematização da experiência através de princípios explicativos gerais. O termo RACIONALIDADE nasceu fora da filosofia, estava relacionado a ciências como a economia, mas Weber introduziu sua noção como conceito sociológico fundamental, descrevendo-o como uma característica de determina