Pular para o conteúdo principal

DE QUE LADO ESTAREMOS, DO JOIO OU DO TRIGO?


"Os de fora, porém, Deus os julgará.
Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor" (Paulo aos Coríntios 5:13).

Um amigo meu afirmou: “a Lava-Jato quer pegar o Lula, esse é o objetivo impublicável. Mas essa sanha insana e infundada tem criado subprodutos inesperados; ela [a Lava-Jato] tem revelado à sociedade que boa parte dos políticos, com e sem mandato, muitos deles no PMDB e do PSDB tem ou terão problemas sérios com a Justiça” e completou: “há um sentimento de ira deles contra Dilma por parte desses malfeitores, pois ela de forma republicana não interferiu em nada para impedir que as investigações chegassem a quem quer que seja; eles esperavam que ela os protegesse...”, noutras palavras a conduta republicana da presidente estaria sendo um elemento de unificação dos malfeitores travestidos de políticos, empresários e banqueiros.
Interessante o raciocínio... Evidentemente as forças do mal caminham solidárias, mas não há apenas malfeitores no mundo... Na politica, no mundo empresarial e no mundo financeiro, ao contrário, creio que há mais brasileiros honrados e honestos, patriotas do que canalhas da estirpe de Eduardo Cunha e outros herdeiros da UDN, assim como acredito que a sociedade em movimento cidadanista é o centro de gravidade do desenvolvimento social e econômico, é o centro de onde emerge a verdadeira justiça.
Por isso é chegado o momento das escolhas, o momento de separar o joio do trigo, como na parábola que o Padre Geraldo Azevedo nos ensinou, amim e a minha irmã Roberta durante a preparação para a Primeira Comunhão. Vamos relembrar essa parábola... Na parábola do joio (Mateus 13:24-30), um homem de bem plantou sementes de trigo no seu campo, mas o inimigo plantou joio no mesmo campo. Uma vez que o trigo e o joio começaram a crescer juntos, sugeriram ao homem que ele arrancasse o joio. Mas ele decidiu não fazê-lo, ele deixou o joio crescer junto com o trigo até a colheita, quando o trigo foi recolhido e o joio foi queimado. O momento é de colheita, o momento é de queimar o joio.
Os honestos são como o trigo e os desonestos o joio, é possível eles conviverem por algum tempo, pois "o campo é o mundo" (Mateus 13:38), mas é chegado o momento de o joio ser arrancado e queimado, aliás,Paulo instruiu a igreja dos coríntios sobre como resolver o problema de imoralidade na sociedade de então.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref

DIÁLOGO DO ARQUITETO E NEO EM MATRIX

“O Arquiteto - Olá, Neo. Neo - Quem é você? O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava à sua espera. (...)”   Sempre reflito sobre o significado do diálogo entre Neo e o Arquiteto no “Matrix Reloaded”, busco o significado para além do próprio filme e gosto de pensar que o diálogo é uma alegoria [1] ou uma metáfora [2] que contrapõe dois tipos de agir, o racional , do arquiteto e criador da MATRIX e o passional , em Neo, aquele que busca libertar a humanidade da escravidão imposta pelo sistema O racional, ou a racionalidade, diz respeito a ação calculada com base na eficácia dos meios escolhidos em vista de um fim, está relacionada também com a sistematização da experiência através de princípios explicativos gerais. O termo RACIONALIDADE nasceu fora da filosofia, estava relacionado a ciências como a economia, mas Weber introduziu sua noção como conceito sociológico fundamental, descrevendo-o como uma característica de determina