Pular para o conteúdo principal

O NOVO MDB?


O PT surgiu para ser um partido diferente. O PT que surgiu para representar os interesses da classe média urbana em especial. Na minha visão nasceu socialdemocrata e foi caminhando para a esquerda. Mas nos últimos 12 anos após chegar à presidência da republica fez uma inflexão liberal implantou politicas socialdemocratas da maior importância, mas na economia foi quase o tempo todo liberal. A “Carta aos brasileiros” é prova documental dessa inflexão liberal.

E hoje, com a devida vênia aos que pensam diferentemente, vejo o PT como o MDB do final dos anos 70.

Afirmo sem medo de errar que no velho MDB estavam embarcados os setores progressistas daquele então e através do MDB manifestavam-se eleitoralmente e registravam seu repúdio ao arbítrio do período ditatorial. Mas o MDB envelheceu e do frescor dos primeiros anos o PMDB de hoje é um partido “igual” a tantos. Maior, mais importante no jogo politico, mas substancialmente igual.

E o PT segue o mesmo caminho. O PT envelheceu, burocratizou-se e muitos de seus quadros, como afirmou Tarso Genro recentemente, ficaram cada vez mais distantes da sociedade, excessivamente ligados ao governo e às politicas públicas (as quais, num presidencialismo de coalização, são as “politicas possíveis”).

Não estou a ignorar a existência, entre seus quadros, de muita gente boa, políticos honestamente comprometidos com as lutas populares, com o desenvolvimento social e econômico do país, não é isso, mas o Partido dos Trabalhadores precisa de um choque que sociedade e de autocritica.

O PT é, e sempre será, o partido da minha adolescência e da minha juventude, mas nem todo o carinho do mundo pode impedir, e não me impede, de apontar as limitações politicas do PT de hoje, algo precisa ser feito.

O PT passou a ser um partido de excessiva atuação parlamentar, mas sabemos que a Politica não está apenas no Parlamento, é na sociedade e nas lutas populares por melhores condições de vida e por um regime democrático de verdadeira participação popular e a verdadeira democracia que está a Politica necessária às mudanças.
O PT de hoje vive mais ou menos o que o MDB viveu.


O MDB por sua origem, por sua ineficácia histórica, pelo caráter de sua direção, por seu programa pró-capitalista, mas sobretudo por sua composição social essencialmente contraditória, em que se congregavam industriais e operários, fazendeiros e peões, comerciantes e comerciários, enfim, classes sociais cujos interesses eram e são incompatíveis jamais pode ser reformado, o PT vive contradições internas, convive com o malfeito imputado a quadros importantes, mas, ao contrário do MDB de 1979, pode ser reformado. Basta que volte às ruas e sinta a realidade novamente. É a realidade que conhecemos, quando a conhecemos, que nos indigna e que nos faz fortes para enfrentá-la, superá-la e transforma-la. Distante da realidade as decisões serão sempre ruins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref