Pular para o conteúdo principal

ELOGIO A ROBERTO AMARAL

A notícia de que o PSB, que hospeda a candidata à Presidência Marina Silva, estaria a viver guerra interna a dez dias das eleições, pois o vice da chapa ao Planalto, Beto Albuquerque estaria a liderar um motim contra a votação do Diretório Nacional marcada para a próxima semana e contra Roberto Amaral me chamou atenção de forma negativa e preocupante.

Por que?

Porque conheço Roberto Amaral e sei da sua importância para a esquerda no país.

Após a minha saída do PT em 1991 foi o PSB, através dele, de Carlos Siqueira e Gilson Menezes que fui acolhido entre os socialistas. Fui acolhido e tive o privilégio de conhece-lo e conviver com Roberto Amaral e através dele conheci e convivi validamente com Miguel Arraes, Jamil Haddad, Rodrigo Rollemberg, dentre outros. Chegamos a trazê-lo para uma conferência organizada pelo PSB. O evento ocorreu no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas e reuniu a militância socialista, sua palestra foi, numa palavra, espetacular.

Foi Roberto Amaral que afirmou que a então candidatura de Eduardo Campos “em hipótese alguma [seria] uma candidatura de oposição. Mas é uma candidatura que promete avançar nas conquistas já alcançadas” e que a vitória dos socialistas determinaria correções necessárias e aprofundaria no governo uma opção que reúne a opção pelas políticas sociais, mas com a eficiência da gestão.

O cearense de Fortaleza Roberto Amaral foi enfático ao afirmar “precisamos avançar na eficiência da gestão”, diminuindo os investimentos públicos de manutenção da máquina e aumentando o investimento público na economia, o investimento que é produtivo, ou seja, com Roberto Amaral na presidência do PSB o Brasil sabe que a direção buscará afirmar o caráter social-desenvolvimentista de um governo socialista.

Noutras palavras, se Roberto Amaral for derrotado nesse guerra interna entre os socialistas, perde o PSB, mas perde toda a esquerda do pais.

Esse post é um elogio a Roberto Amaral, um justo enaltecimento de suas qualidades e virtudes.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref