Pular para o conteúdo principal

UM PROXENETA GLOBAL?

“A vulnerabilidade das crianças aumenta significativamente quando elas são separadas de suas famílias, ficam desacompanhadas, órfãs ou deslocadas por crise humanitária” (Najat Maalla M’jid - relatora especial das Nações Unidas sobre a venda de crianças, prostituição infantil e pornografia infantil)

Li que o apresentador Luciano Huck teria tuitado notícia sobre um novo quadro do Programa “Caldeirão do Huck” (aliás, esse “caldeirão” deveria ser retirado do ar pela família Marinho, tão ciosa de valores como moralidade e ética) e tal tuite teria gerado polêmica.
O tuite em questão é o seguinte: “@LucianoHuck Ta no Rio? Solteira? Quer 1 príncipe encantado entre os “gringos” q estão na cidade. Mande fotos e o pq; namoradaparagringo@globomail.com”.

Pode ser que eu esteja ficando “implicante”, adjetivo usado pela minha avó Maria para definir os ranzinzas em geral, mas o fato é assustador, pois aparentemente que não se trata de um programa de namoro simplesmente (como já existiram tantos, ou até existem), mas da mensagem subliminar contida na ideia toda, ideia direcionada a um público adolescente, a ideia de “príncipe encantado estrangeiro”, por que estrangeiro? No Brasil não há jovens que cumpririam o perfil dos príncipes? Outro aspecto degradante: “mande fotos”? Por que as fotos? As jovens seriam escolhidas por quais atributos? Com que proposito? E vai na contramão das políticas públicas brasileiras de combate à prostituição e do relatório da ONU sobre o tema.
A ideia desconsidera toda a luta nacional para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a situação de cuidado especial que grandes eventos proporcionam.
Com todo respeito a quem pensa diferente, mas o apresentador agiu como um proxeneta, vulgarmente conhecido por cafetão, afinal procurava “candidatas a namoradas de estrangeiros”, prometeu implicitamente administrar clientes para as tais candidatas, exatamente como fazem os cafetões com as prostitutas, recebendo em troca uma audiência que vale muito.
Costumeiramente, um proxeneta oferece proteção e uma vida melhor àquelas com quem quer lucrar, suas prostitutas, o que ele busca é apenas usar jovens e manipular sonhos e esperanças.
Num momento em que o governo fez uma série de ações justamente para coibir a exploração sexual durante a Copa do Mundo, incluindo aplicativos para notificação automática, o apresentador global comete um erro dessa magnitude.  A exploração sexual é uma tragédia presente em todo o mundo e que atinge milhares de adolescentes brasileiros também, trata-se de prática criminosa, chama-se “Favorecimento da Prostituição ou Outra Forma de Exploração Sexual”, está prevista no artigo Art. 228 do Código Penal, veja “Induzir ou atrair alguém à prostituição ou outra forma de exploração sexual, facilitá-la, impedir ou dificultar que alguém a abandone: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”.

Espero que o diligente Ministério Público tome providências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref