Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO PROCESSANTE CONTRA PEDRO SERAFIM E THIAGO FERRARI, JÁ!


Através do Ato da Mesa Diretora No. 23 de 26 de Janeiro de 2012 três vereadores, sem a participação dos demais, convocaram eleições para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito de Campinas.

Mas o Juiz Flávio Yarshell do TRE/SP salvou a Câmara de uma vergonha sem precedentes... Por quê? Porque a Câmara que nunca consultou formalmente o Juiz Eleitoral de Campinas, SP, sobre o tema, que ignorou o fato de que inexiste determinação formal do Juiz Eleitoral sobre a forma das eleições, fiou-se, convenientemente, no ponto de vista pessoal do Juiz compartilhado de forma cidadã com a sociedade a través da imprensa e começou a fazer confusão e preparar o golpe.

Quando o Dr. Nelson Bernardi disse à imprensa que cabia à Câmara "fazer isso e aquilo", ele disse a verdade, cabia mesmo. Cabia à Presidência da Câmara agir, comunicar o TRE, consultar formalmente o TER, o que não ocorreu.

Tanto o Vereador Pedro Serafim, quanto o Vereador Thiago Ferrari omitiram-se, "deixaram o barco correr". Por quê? Prevaricam? Não sei, caberá ao MP e à Corregedoria da Câmara cuidar disso.
Quando o PCdoB consultou formalmente e por escrito o Dr. Nelson Bernardes foi diligente e respondeu formalmente no mesmo dia dizendo que a competência era do TER e não dele, isso ocorreu no dia 23 de janeiro.
No dia 24 de Janeiro o PCdoB apresentou consulta formal ao TRE em São Paulo sobre a forma das eleições era adequada a “Consulta” porque ainda não existiam as "regras malucas e nulas do Serafim e do Ferrari", regras que agora são suspensas pelo trabalho do excelente Advogado Hélio Silveira do PT.

O Vereador Thiago Ferrari diante da consulta formulada pelo PCdoB e pressionado pela omissão, tanto sua quanto do Serafim, publicou um NULO “Ato da Mesa Diretora” disciplinando as eleições, isso no dia 27 de Janeiro. Por que NULO? Porque à Mesa Diretora da Câmara cabem funções de gestão administrativa e financeira. E tanto ele sabia disso que na entrevista coletiva afirmou que consultaria o TRE. Ridículo e patético. Mas o TRE coloca ordem na desordem do Serafim e do Thiago. 

Bem, agora cabe aos demais Vereadores avaliarem se essa Presidência é merecedora da confiança deles.

Da minha confiança política não são, nem nunca foram, mas eu sou apenas um "advogadinho de argumento fraco" como gosta de dizer um ressentido personagem das sombras da política campineira, já no ocaso de sua vida.

Não fosse essa decisão do TRE/SP estaríamos diante de um caso usurpação de competência sem precedentes, diante de uma atitude antidemocrática. Pois é evidente que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campinas não tem competência isso, basta ler o artigo 24, incisos I a XI da LOM. Não sei se é mais uma trapalhada ou se é alguma espécie de golpismo, afinal a Mesa Diretora tem competência restrita aos assuntos de natureza administrativa e não os de natureza política, repito, é uma verdadeira usurpação dos poderes dos demais Vereadores.

Mesmo considerando que as eleições devessem ser indiretas e que caberia à Câmara organizá-las e não ao TRE, com o que eu não concordo, a matéria deveria ser objeto de Decreto Legislativo ou Resolução, na forma do Regimento Interno, deveria ser uma decisão coletiva da Câmara e não da Mesa Diretora.

Tudo muito “bonitinho” disciplinado no Ato da Mesa Diretora n° 23, de 26 de Janeiro de 2012, publicado no Diário Oficial do Município de 27/01/2012, um verdadeiro AI-5 em pleno século XXI.
O presidente interino equivocou-se ou mentiu à imprensa e à população de Campinas, pois não há de previsão no Regimento Interno, nem na Lei Orgânica do Município do tema “eleição indireta” para prefeito e vice, e diante da inexistência o Presidente interino teve de, repito, “inventar moda”.

Parabéns ao PT, ao Dr. Hélio Silveira e ao Juiz Flávio Yarshell, que suspendeu o golpe e vamos pensar na defesa das instituições e uma boa forma disso ocorrer é que os nossos Vereadores aprovem uma Comissão Processante para apurar os atos e omissões dos Vereadores Pedro Serafim e Thiago Ferrari.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

SOBRE PERIGOSO ESTADO MINIMO

O governo Temer trouxe de volta a pauta neoliberal, propostas e ideias derrotadas nas urnas em 2002, 2006, 2010 e 2014. Esse é o fato. Com a reintrodução da agenda neoliberal a crença cega no tal Estado Mínimo voltou a ser professada, sem qualquer constrangimento e com apoio ostensivo da mídia corporativa. Penso que a volta das certezas que envolvem Estado mínimo, num país que ao longo da História não levou aos cidadãos o mínimo de Estado, é apenas um dos retrocessos do projeto neoliberal e anti-desenvolvimentista de Temer, pois não há nada mais velho e antissocial do que o enganoso “culto da austeridade”, remédio clássico seguido no Brasil dos anos de 1990 e aplicado na Europa desde 2008 com resultados catastróficos. Para fundamentar a reflexão e a critica é necessário recuperarmos os fundamentos e princípios constitucionais que regem a Ordem Econômica, especialmente para acalmar o embate beligerante desnecessário, mas sempre presente. A qual embate me refiro? Me ref