Pular para o conteúdo principal

refeudalização da esfera pública

É possível afirmar que o neoliberalismo, tendo como principais jogadores das grandes empresas, vem pautando a ação do Estado no setor privado, a favor da economia de mercado?




Para Jürgen Habermas a resposta é afirmativa, ou era no conjunto de sua obra de inicio dos anos 60 até os anos 80 do século XX. Mas o que isso significa?

Bem, segundo Habermas na Grécia antiga, nas cidades-estado, a esfera da polis, espaço que era compartilhado por todos os cidadãos livres, estava bem distante da esfera privada – oikos. Contudo, para participar da vida pública na polis o cidadão tinha que ter autonomia na sua vida privada, o que na prática excluía da participação, da argumentação e do processo deliberativo todos que não tinham bens, as mulheres e os escravos. Mas os cidadãos livres centravam os debates em questões de interesse coletivo.

Na idade média houve verdadeira junção entre as esferas pública e privada na figura do senhor feudal. A autoridade do senhor feudal representava ao mesmo tempo o interesse público e o interesse pública na área de seu domínio.

Com o fim do feudalismo e inicio do capitalismo mudanças ocorreram e a distinção entre o público e o privado voltou a formatar-se, assim como nasceu o conceito de mercado e a nova realidade, a economia comercial, de natureza privada ficou subordinada ao poder público.

Nesse momento, ainda segundo Habermas, surge a imprensa para atender as exigências do capitalismo daquele então e como forma de intercâmbio de informações comerciais. A burguesia é protagonista de todo esse processo.

Inicialmente os burgueses envolvem-se apenas com as atividades privadas, com sua atividade mercantil, não governam, não exercem funções públicas, mas exercem pressão contra o estado, cobram a não interferência deste nas suas atividades. Estamos nos referindo à defesa do Estado Liberal do Direito, em que o fundamental é a proteção do livre comércio.

É da polarização entre a burguesia e o Estado que teria surgido, segundo Habermas, um novo tipo de imprensa, utilizada pela burguesia para disseminar suas idéias e ideais, na época contra o poder residual da aristocracia, essa imprensa atuaria para assegurar institucionalmente o vinculo entre lei e opinião pública. Na realidade o que a burguesia pretendia, e talvez ainda pretenda, de certa forma, é a extinção do Estado.

Não tendo conseguido extinguir o Estado a burguesia passou a infiltrar-se no Estado para garantir seus privilégios. Passou a ocorrer verdadeira privatização da ordem pública. A burguesia começa a se apossar de bens públicos para atender seus interesses e o Estado passa a intervir constantemente na esfera privada.

Nesse momento a imprensa descobre-se como indústria e o “jornal” sua mercadoria, capaz de difundir uma nova cultura, a cultura do consumo. Tudo isso trouxe mudanças, pois nem é preciso compartilhar um mesmo espaço físico para estabelecer um processo comunicativo, jornais, revistas, rádio, TV, internet, etc.

Habermas afirma que no momento em que isso acontece tem inicio a refeudalização da esfera pública, pois passou a haver uma mistura perversa entre o publico e o privado e todo espaço de disputas discursivas e argumentativas cedeu lugar ao modelo determinado pelo mercado e assim como na idade média, em que os senhores feudais concentravam o poder dos espaços publico e privado, hoje os conglomerados econômicos, dentre eles a mídia corporativa pautam as inquietações e pautam a atuação daquilo que deveria ser objeto de preocupação dos atores da esfera pública. Mas há solução possível e capaz de transcender a lógica do consumo de bens e serviços, há o mundo da vida, onde o que predomina é o agir comunicativo orientado pelo entendimento mútuo, e que a comunicação leva a uma busca de acordos. Depois falamos sobre isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A BANDA DE MUSICA DA UDN

A BANDA DE MUSICA da UDN foi apropriada por setores do PSDB, aguardemos, mas penso que não vão sequer mudar o repertório.  Para quem não lembra a  A  banda de música  da  União Democrática Nacional  foi um grupo de oradores parlamentares à época da constituição brasileira de  1946  até  64 , arrogantes, conservadores e conhecidos por fustigarem os sucessivos governos do  Partido Social Democrático  e do  Partido Trabalhista Brasileiro , ou seja, foram oposição a GETULIO, JK e JANGO. Seus nomes mais notáveis foram  Carlos Lacerda ,  Afonso Arinos de Melo Franco ,  Adauto Lúcio Cardoso ,  Olavo Bilac Pinto ,  José Bonifácio Lafayette de Andrada ,  Aliomar Baleeiro  e  Prado Kelly  .

Convalidação de atos administrativos

O Princípio da Legalidade é o princípio capital para configuração do regime jurídico administrativo, enquanto o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado é da essência de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins políticos. E por não ter observado esse conceito e um Decreto Municipal o jovem ex-Diretor de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi foi sumariamente exonerado e a autorização por ele expedida para que o circo Le Cirque apresentasse seus espetáculos na “Praça Arautos da Paz” invalidada pelo Secretário de Cultura Bruno Ribeiro. Penso que a exoneração foi acertada, mas a invalidação da autorização foi um erro. Em razão disso (i) a companhia circense acabou notificada a desocupar a praça, mesmo já estando lá instalada e em vias de dar iniciam aos espetáculos, (ii) a cidade ficou sem essa possibilidade de entretenimento e (iii) o dono do Circo, provavelmente patrocinado por interesses nada republicanos ou democráticos, p

DIÁLOGO DO ARQUITETO E NEO EM MATRIX

“O Arquiteto - Olá, Neo. Neo - Quem é você? O Arquiteto - Eu sou o Arquiteto. Eu criei a Matrix. Eu estava à sua espera. (...)”   Sempre reflito sobre o significado do diálogo entre Neo e o Arquiteto no “Matrix Reloaded”, busco o significado para além do próprio filme e gosto de pensar que o diálogo é uma alegoria [1] ou uma metáfora [2] que contrapõe dois tipos de agir, o racional , do arquiteto e criador da MATRIX e o passional , em Neo, aquele que busca libertar a humanidade da escravidão imposta pelo sistema O racional, ou a racionalidade, diz respeito a ação calculada com base na eficácia dos meios escolhidos em vista de um fim, está relacionada também com a sistematização da experiência através de princípios explicativos gerais. O termo RACIONALIDADE nasceu fora da filosofia, estava relacionado a ciências como a economia, mas Weber introduziu sua noção como conceito sociológico fundamental, descrevendo-o como uma característica de determina